quarta-feira, 9 de abril de 2008

Meu Professor foi a enterrar

Teve lugar ontem na cidade de Maputo o enterro do professor Fernando Ganhão. Sem querer acrescentar muito ao que já foi tido sobre essa grande figura , quero simplismente aqui e agora prestar a minha homenegem ao meu professor de Sociologia Política e de Ciência Política. Homem de um cultura invulgar e de conhecimento enciclopédico, Fernando Ganhão equanto professor sempre sobre tornar as suas aulas momentos de partilha de conhecimento do mundo.
Há dois episódios que marcaram a nossa relação professor/ estudante.
O primeiro foi quando eu era estudante da Faculdade de Direito na Universidade Eduardo Mondlane e ele marcou um teste de Sociologia Política com a duração de 3 horas e eu cheguei com com 2 horas e 30minutos de atraso e ele perguntou me: o que o senhor vem fazer. Respondi-lhe: Vim fazer o teste. Ele riu-se. Entrei e fiz os teste e até tive positiva.No dia da entrega do teste ele disse que estava a pensar em diminuir o tempo de duração dos testes.
Um segundo episódio aconteceu quando ele era meu professor de Ciência Política na defunta UFICS e como todos andavamos impressionados com a sua vasta cultura, perguntei-lhe, desculpa professor afinal, qual é a sua formação?
Ele riu-se e disse: sou formado em história na Polónia.
Enfim, para morrer basta nascer. Morreu um homem de cultura e de ciência.

3 comentários:

MOZVOZ disse...

caro C. Manguana,
Li atenciosamente seus escritos, memorias que o bloguista faltoso e poeta de reconhecida vénia, guarda do seu convívio e acima de tudo respeito por aquele que foi e é o professor Fernando Ganhão.

Nas suas palavras, de estudante de sociologia da UEM e por sinal com reconhecidas capacidades e mérito, pelo então professor.
Nas suas palavras de estudante de de Ciência Política, "na defunta UFICS e como todos andávamos impressionados com a sua vasta cultura..." a admiração pelo professor não se esconde por entre as suas lágrimas.

Celso Manguana, não é um copo de um whisky velho que vai apagar a memoria do professor, nos seus discipulu - você, transparece com orgulho, ser um deles.

O mozvoz, acredita que o professor descansava em paz, se você reunir o mundo intelectual, também discipulu e admirador das qualidades e capacidades, do então professor, e escrever os estudos em memoria ao professor, deixando deste modo assente as ideias e doutrina, do prof. Demonstrando, com este feito que "Morreu um homem de cultura e de ciência" mas o seu saber continua entre nós e merece passar as gerações vindouras.

Abraço do povo

MOZVOZ disse...

Celso, tenho passado por este local todos os dias durante o meu habitual check up pelos blogs moz. Infelizmente só posso dizer ele continua espelhando o facto de seres um viajante e estares sempre ausente.Vê se aparece.
Enfim, MOZVOZ, AGRADECIA QUE FIZESSE UM COMENTARIO AO, ABAIXO TRANSCRITO.

"...Guerras dos escritores também está ao rubro na AEMO. Confrade galardoado Manguana exige uma suspensão vitalícia. Será que renasce a ideia de associação alternativa. E será que a ideia contagia os escribas?..."http://oficinadesociologia.blogspot.com/

Celso Manguana disse...

Mano eu nao despareco, tenho impressao de ser a aparicao.Mas sabes que nehnum profeta, foi poeta que eu quis dizer, sera reconhecido na sua terra. Foi Cristo quem o disse. E Cristo nao mentia.Abraco amigo